Segundo informação publicada no portal de Segurança Online, “A instalação de um sistema de videovigilância no Bairro Alto permitiu a deteção de mais crimes em 2014 do que em 2013, aumentando por essa razão, os valores da criminalidade no local.”Estes dados foram revelados subcomissário Hugo Abreu, porta-voz do Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) da PSP.
O número de câmaras instaladas foi 27, e permitem a visualização de imagens em tempo real, funcionando entre as 18h00 e as 07h00. As imagens podem servir como meio de identificação e prova de eventuais crimes que decorram naqueles locais.
A presidente da Junta de freguesia Carla Madeira, afirma que as câmaras de videovigilância dão “mais segurança a quem circula do que a quem reside”, já que nas horas em 28que o sistema está ativo, a maioria dos moradores já se encontra nas suas casas. Acrescenta ainda que o maior problema é o tráfico de droga, mas ainda nãos e pode concluir que a videovigilância tem impacto nas investigações de tráfico.
No entanto os números de detenções aumentou. Em dezembro de 2013 verificaram-se 36 crimes, face aos 66 verificados no ano de 2014, sendo resultado das imagens captadas nas câmaras.
Fonte: http://segurancaonline.com/noticias/detalhes.php?id=3053
Data: 28-05-2015