“A biometria é um recurso cada vez mais usado para substituir métodos de autenticação frágeis e são várias as soluções que tentam ir além da leitura de impressão digital, neste caso trata-se de impressão cerebra l(…)” é por este motivo que a Idonic aposta desde sempre neste tipo de tecnologias que cada vez mais demonstram ter um grande nível da segurança.
“Segundo o site da SapoTek, os cientistas da Universidade de Binghamton, em Nova Iorque, afirmam que as reações do cérebro quando lemos podem vir a substituir as tradicionais passwords e até sistemas de autenticação considerados mais seguros no domínio da biometria.
O estudo foi realizado por um processo de gravação e observação das ondas cerebrais de 45 voluntários enquanto estes liam uma lista com 75 acrónimos, como FBI e DVD.
A reação do cérebro na zona relacionada com o processo de leitura e reconhecimento de palavras foi diferente para cada acrónimo e para cada voluntário, explicaram os cientistas. A diferença foi tão significativa que um computador foi capaz de usar esses sinais para identificar um determinado voluntário, com um nível de precisão de 94%.
A descoberta pode vir a ser usada para desenvolver novos sistemas de segurança, a partir dos quais seja possível verificar a identidade de qualquer pessoa pela simples análise das suas ondas cerebrais, explicou a coautora do estudo, Sarah Laszlo. É um sistema que se revela atrativo até face a outras soluções biométricas mais comuns, como as impressões digitais, porque um cérebro não pode ser roubado ou falsificado.
Como ainda se encontra num processo inicial, é pouco provável que a tecnologia seja adotada rapidamente e chegue num futuro próximo aos consumidores.”
Fonte: http://tek.sapo.pt/noticias/computadores/sera_o_fim_das_passwords_a_atividade_cerebral_1443780.HTML
Data: 09-06-2015