WikIDONIC – A Enciclopedia IDONIC
Analógico:
Modo de transmissão no qual os dados são representados por um sinal elétrico variando continuamente, transmitido por linha telefônicas comuns.
Aplicação:
Aplicação ou funcionalidade refere-se a um conjunto de atividades realizadas para responder às necessidades dos utilizadores numa dada situação ou contexto. Pode também ser denominada de solução.
Aplicativo:
Qualquer programa que use os recursos de processamento de outro programa.
Autenticação:
Verificação ou validação da identidade de um utilizador quando ele se conecta à rede, por exemplo num terminal quando se pretende validar acessos ou picagem de ponto, no caso de relógio de ponto.
Banco de Horas:
Segundo o artigo 208º do Código de trabalho, trata-se de uma organização do tempo de trabalho. “2 – O período normal de trabalho pode ser aumentado até quatro horas diárias e pode atingir sessenta horas semanais, tendo o acréscimo por limite duzentas horas por ano. 3 – O limite anual referido no número anterior pode ser afastado por instrumento de regulamentação coletiva de trabalho caso a utilização do regime tenha por objetivo evitar a redução do número de trabalhadores, só podendo esse limite ser aplicado durante um período até 12 meses.”
Biometria:
[bio (vida) + metria (medida) é uma tecnologia muito utilizada como reconhecimento individual através de características físicas e comportamentais do ser humano. O reconhecimento facial e a impressão digital são duas formas de biometria.
BLC:
Sigla para o termo inglês “Back light compensation” ou seja Compensação de Luz de Fundo, é uma função onde a iluminação fundo em uma imagem é compensada eletronicamente de forma a fornecer detalhes da imagem que em uma câmara normal apareceriam escurecidos.
CCTV:
Sigla de “closed-circuit television”, circuito fechado de televisão consiste em um sistema de televisão constituído por câmeras localizadas em pontos específicos com o objetivo de gravar e transmitir imagens para um ou mais monitores locais ou remotos.
CCTV Analógico:
Assentam a sua transmissão de sinal de vídeo via sinal analógico num cabo coaxial. São normalmente constituídos por câmaras, DVR (gravadores digitais com 4, 8, 16, etc. canais) e sistemas de monitorização (no local ou remotos).
Ethernet:
Padrão de transmissão de dados para rede local. Opera em par trançado e cabo coaxial em velocidade de até 10 megabits por segundo.
FAQ:
(Frequently Asked Question) “Perguntas Mais Frequentes” sobre um determinado assunto.
Firmware:
Conjunto de instruções operacionais que são programadas diretamente no hardware de equipamentos eletrónicos. O firmware pode ser atualizado sempre que necessário.
GPRS:
Serviço de Rádio de Pacote Geral é uma tecnologia que aumenta as taxas de transferência de dados nas redes GSM existentes.
Hardware:
Termo em inglês de uso generalizado pelo qual se designa o conjunto de componentes físicos (mecânicos, magnéticos e eletrónicos) constituintes de um sistema.
Interface:
Funcionalidades e ferramentas para o uso e movimentação de qualquer sistema de informações, seja ele material, seja ele virtual.
IV ou Infravermelhos:
A aplicação da radiação infravermelha ou termografia é o uso de uma câmara infravermelhas para «ver» ou «medir» a energia térmica que é emitida por todo objeto ou material existente na natureza. A energia térmica ou infravermelha é luz não visível, já que seu comprimento de onda é muito longa para ser detetado pelo olho humano.
Ligação TCP/IP:
Junção de Transmission Control Protocol – Protocolo de Controlo de Transmissão e IP (Internet Protocol – Protocolo de Internet, ou ainda, protocolo de interconexão) Sigla para o termo inglês “ultra high frequency”, que significa frequência ultra que emite um sinal digital à distância.
Modo de verificação:
Existem dois modos de registo no terminal: verificação (1:1) e identificação (1:N).
Pica ponto:
Expressão bastante comum no mercado Angolano, para referir relógio de ponto; sinónimo de relógio de ponto, ponto, terminal de ponto, equipamento para marcar o ponto.
Picagem de ponto:
Processo de marcação, registo ou validação no relógio de ponto normalmente no local de trabalho, ficando registada a hora que se efetua esta ação.
Plataforma:
Sistema operacional que permite uma ligação eficaz entre o hardware e software, por exemplo a Plataforma IDONICSYS, da IDONIC.
Relógio de ponto:
Instrumento/dispositivo, geralmente com funcionamento através de tecnologia digital, com a finalidade de registar as horas de trabalho, podendo o número de horas trabalhadas a cada dia, permitindo também o controlo de assiduidade.
RF:
Radiofrequênica, ou RFID- Radio Frequency Identification.
Sistemas de CCTV Híbridos:
Permitem a ligação no mesmo sistema, de câmaras IP e câmaras analógicas, juntando numa única solução as duas vertentes e eliminando a necessidade de dois sistemas individuais e isolados para visualização e gravação.
Sistemas de CCTV IP:
Nos sistemas IP, a transmissão do sinal de vídeo digital efetua-se através da rede estruturada. Para além das câmaras IP, são necessários sistemas de gravação, podendo ser dedicados (NVR) ou Software instalado em servidor.
Software:
Termo inglês generalizado que designa um programa ou conjunto de programas armazenados em computador.
Stand-alone:
Sistemas, equipamentos ou programas completamente autossuficiente, ou seja, que para o seu funcionamento não necessitam de um software auxiliar.
Tecnologia Mifare:
Consiste em um cartão de PVC com um chip de capacidade pequena de memória e uma antena interna que percebe a aproximação do leitor através de campo magnético identificado pela frequência do cartão (RFID). A frequência de trabalho de um cartão MIFARE é 13.56 mHz.
Tecnologia RFID:
Radio Frequency Identification – Identificação por Rádio Frequência, sem contato e sem a necessidade de um campo visual. Tecnologia normalmente associada a cartões de identificação pessoal. Um sistema RFID digital funciona como um sistema de aquisição de dados em tempo real, com a vantagem de eliminação de intervenções humanas manuais e visuais, dinamizando assim o tempo de transições e assegurando eficiência e eficácia.
Terminal:
Todo o equipamento disponibilizado ao usuário, nomeadamente aquele que serve de interface com um sistema de informação mais abrangente.
TFT Touch screen: Transitores de película fina (TFT ou Thin-film transistor) são a melhor variante da tecnologia LCD e mais flexíveis, já que com eles cada pixel é controlado individualmente. Isto é conseguido através do uso de vários transístores.
WDR:
Sigla para o termo inglês “ Wide dynamic range” e é uma função de imagem que existe nas câmaras de qualidade e que tem como objetivo a obtenção de imagens com nitidez em ambientes: Em que a câmara está em contraluz; Com muita luz e onde se pretende uma boa nitidez do rosto das pessoas, geralmente junto a caixas registadoras; Em que existe uma grande área de luz e sombra.
Update:
Pequenas atualizações, correções, são modernizações necessárias para um melhor funcionamento do produto, sem ter a necessidade de trocá-lo. Termo aplicado apenas em Software.
Upgrade:
Atualização para uma versão mais recente. Termo mais utilizado em mudanças de versão e tecnologias de Hardware.