Uma notícia publicada no jornal Notícias ao Minuto, informa que os códigos de segurança e as palavras passe estão cada vez mais a ser substituídos por tecnologias como a biometria. Uma prova disso, é a mudança apostada pelo banco britânico HSBC. Esta instituição decidiu tomar a decisão de avançar no tempo e colocar a biometria em primeiro lugar. Esta mudança consiste em utilizar um sensor de impressões digitais e de reconhecimento de voz para a identificação do cliente no seu iPhone e iPad. Ou seja, ao aceder à conta bancária individual, em vez de ser necessária uma palavra passe, agora, a identificação é feita por processos biométricos, representado um grande aumento da segurança nestes dispositivos móveis. A gravação da palavra passe e possibilidade de esta ser decifrada começa a desaparecer com este tipo de soluções.
De acordo com uma das executivas do HSBC, esta iniciativa é “a maior disponibilização de tecnologia de segurança biométrica no Reino Unido”.
A primeira instituição a implementar esta tecnologia será uma subsidiária da HSBC, a FirstDirect, sendo que depois será disponibilizada gradualmente para todos os 15 milhões de clientes do banco britânico.
“O lançamento de voz e de Touch ID torna ainda mais fácil e rápido para os clientes ter acesso à sua conta bancária, usando a forma de tecnologia de palavra-passe mais segura – o corpo”, declarou Francesca McDonagh.